Desenvolvimento de Websites

Estar presente na internet, nos dias de hoje, é imprescindível para o sucesso do seu negócio ou projeto. A “presença digital” de um profissional ou empreendimento, cada vez mais se mostra importante e fundamental no mundo moderno.

Com as tecnologias e designs mais modernos, desenvolvemos o seu website de acordo com as mais diferentes necessidades e funcionalidades, e compatíveis com qualquer tipo de dispositivo digital, para uma melhor experiência de navegação por parte dos usuários.

Os diferentes tipos de websites e suas principais funcionalidades:

Site One Page

Similar a um site tradicional, porém, com todas as informações condensadas em uma página única, dispostas de modo a seguir uma “sequência lógica”. Todo o conteúdo é exibido pela rolagem da página (ou através de links na mesma pagina). Embora não seja comum, pode conter páginas adicionais, que complementem algum conteúdo da página principal.

São geralmente utilizadas para recursos como blogs e mídias sociais para aumentar a interação de conteúdos com o cliente.

Site Institucional

O formato mais comum de website, utilizado por empresas ou profissionais das mais diversas áreas. Funciona como uma espécie de cartão de visitas online, ou vitrine virtual, com páginas descritivas e informativas, sobre a empresa ou profissional, serviços, contato e etc, e conteúdo mais estático, que não necessita muitas atualizações ou alterações regularmente.

São bastante utilizados por empresas ou profissionais como escritórios de advocacia, imobiliárias, clinicas, profissionais liberais, etc.

Site Dinâmico

Websites com diversas sessões diferentes de conteúdo variado, paginas e menus de navegação. Com atualizações recorrentes. Ideal para ações mais efetivas de marketing digital ou comunicação com o público e clientes.

Muito utilizado em empresas de médio ou grande porte, trazendo bons resultados para quem deseja melhorar a sua visibilidade e o seu alcance na internet. Ideal para agências de viagens, empresas de tecnologia, de conteúdo informativo, prestadoras de serviços, entre outras.

Hotsite

O Hotsite é um site sazonal, utilizado para promoção de um evento, campanha de marketing online, ou para fazer o lançamento de um produto/serviço, por exemplo. Sua principal diferença em relação um site tradicional, é que ele geralmente é temporário e com o objetivo principal de divulgar algo específico e com destaque.

Permite elaborar um design de página bastante elaborado, com o objetivo de atrair a atenção do usuário. Geralmente é uma página específica, vinculada a um site institucional, dinâmico, e-commerce ou plataforma de cursos.

Landing Page

São páginas com o objetivo de levar o visitante a realizar uma determinada ação, sem nenhuma distração, como fazer um download, realizar uma compra, acessar um vídeo, fazer uma inscrição, ou algum outro conteúdo específico de interesse de um determinado público alvo. Essas páginas não têm nenhum tipo de menu ou rodapé, e evitam qualquer meio de distração do usuário.

Possuem chamadas para uma ação bem destacadas como: faça download; acesse o nosso conteúdo; compre agora, ou alguma outra. Pode conter um vídeo com reprodução automática para incentivar que o visitante faça a ação desejada. Nesse modelo de página, as informações precisam ser objetivas e claras, com conteúdo persuasivo, e resultados monitorados, com o objetivo de aferir e melhorar os resultados.

Blog

Blogs são famosos espaços de conteúdo, são tipos de sites mais simples em estrutura, mas que podem conter vários recursos de mídia para
apresentação das informações contidas nele. Existem diferentes formatos para apresentação dos posts e de conteúdos audiovisuais, contudo, a estrutura em si é bastante comum entre a maioria dos blogs.

Para as pessoas, um blog pode ser uma espécie de diário ou uma central de conteúdos, autorais ou não, sobre um determinado tema. Para as empresas, os blogs são importantes ferramentas para gerar autoridade, ampliar o potencial de conversão e nutrir relacionamento com seus clientes.

Portal

Portais são sites com alta carga de conteúdo. Geralmente, precisam de uma estrutura grande o suficiente para comportar diversas páginas e categorias de postagens e conteúdos. Os grandes produtores de mídia e jornalismo do Brasil e do mundo fizeram a gente se acostumar com esse tipo de site, sendo fácil para muitos de nós identificar a estrutura que torna um site um portal de conteúdo.

Eles podem ser utilizados por empresas como uma espécie de “blog sem foco na conversão”. São recomendados para:

    Empresas produtoras de mídia;
    Equipes jornalísticas,
    Times de produtores de conteúdo.

Empresas grandes e que operam em um segmento com muito conteúdo podem criar portais para apresentar conteúdos diversificados e mais completos do que em um blog.

E-commerce (Loja virtual)

É uma loja virtual com foco na apresentação de produtos e construção de catálogos das mercadorias. Sua principal finalidade é ser uma “filial” da empresa, sempre aberta para compras a qualquer momento do dia.
Para fidelizar os clientes e captar ainda mais oportunidades de vendas, um e-commerce precisa ter:

Estrutura simples;
Lógica de navegação intuitiva,
Todos os requisitos de segurança possíveis.

Vender na internet é algo cada vez mais comum. Contudo, as pessoas vão sempre se afastar de tipos de sites de venda ruins, mal-elaborados ou com pouca segurança. É fundamental conhecer as tendências no mercado do e-commerce. Além de ter em mente que deve ser um site dinâmico, é preciso considerar que a experiência dos usuários e a segurança de dados são os pontos que fazem uma loja virtual ir mais longe.

Market Place

O marketplace é um modelo de negócios que inovou o mercado do e-commerce. Empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre são exemplos de sucesso dessa estratégia. Neste artigo, vamos te contar o que é um marketplace e porque você deve ficar de olho nesse modelo de empreendimento digital.

Um marketplace é como um shopping virtual. Ou seja, trata-se de uma plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Nela, os clientes podem comparar os profissionais e escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.

Em outras palavras, o marketplace conecta oferta e demanda. Por isso, tal tipo de negócio tem dois níveis de acesso: um no qual os vendedores oferecem seus produtos ou serviços, e outro no qual os clientes podem visualizar as ofertas.

Além disso, geralmente esse modelo de negócios foca em um nicho de mercado específico. Ou seja, existem marketplaces de diversos segmentos, como vestuário, alimentação, saúde, imóveis, carros, entre outros. Assim, fica mais fácil atingir o público-alvo e fidelizar clientes.

Plataforma EAD (Ensino À Distância)

São plataformas de aulas e cursos online, que permitem uma gestão completa do ensino-aprendizagem, com possibilidade de acompanhamento dos alunos, realização de testes, e diversos outros recursos.

Basicamente são sites que reúnem recursos áudio visuais, áreas de professores ou facilitadores e dos alunos, entre outras ferramentas didáticas, para possibilitar o ensino sem necessidade da presença física em uma sala de aula convencional.

Se inicialmente foi usado como recurso pedagógico por escolas, faculdades e empresas de treinamento, passou a ser usado também por empresas, para ministrar treinamentos a colaboradores geograficamente distribuídos em diversas regiões, como nos casos de empresas com atuação nacional e/ou multinacional.